GERADOR
Dados
Jansser Ribeiro, Renato Lima Novais, Thiago Souto Mendes
Grupo de Informática Aplicada - Instituto Federal da Bahia – Campus Santo Amaro
CEP 44.200-000 – Santo Amaro – BA – Brasil jansser_costa@hotmail.com, renatonovais@gmail.com, tsoutom@gmail.com
Abstract. In software development one has to often realize activities such as insert, update, select and delete of basic entities of the system. Such activities are repetitive and impact on cost and construction time of the software. This paper presents a tool for automating these activities from the data model. A study of function points was conducted to evaluate the impact of using the tool.
Resumo. No desenvolvimento de software é recorrente a realização de tarefas de cadastros básicos das entidades do sistema. Tais tarefas são repetitivas e impactam nos custos e prazos. O trabalho apresenta uma ferramenta de automatização dessas tarefas a partir do modelo de dados. Um estudo de pontos por função foi realizado para ver o impacto do uso da ferramenta.
1. Introdução
No contexto de desenvolvimento de software de Sistema de Informação (SI), é recorrente a necessidade de implementação de cadastros básicos associados aos requisitos funcionais ou regras de negócio [Sommerville 2007, p. 18]. Esses cadastros são pré-requisitos para a utilização das principais funcionalidades do sistema. Como por exemplo, um software de venda, que tem como um de seus principais requisitos funcionais a venda de produto, necessita previamente que haja o cadastro de diversas entidades básicas do sistema, como: cliente, fornecedor, produto, bairro, cidade, etc.
Para cada uma dessas entidades, é necessário fazer as quatro operações básicas que são: inclusão, atualização, listagem e exclusão.
Considerando a abordagem de orientação a objetos para a construção de SI, devem ser criadas, para cada uma das entidades básicas do sistema, tanto as classes de