Geotecnia
O estudo da perda de água é de grande importância na hidrologia, principalmente quando se trata de correntes, canais, reservatórios, bem como, a transpiração dos vegetais, que possuem muita importância no balanço hídrico de uma bacia hidrográfica.
Definição de Evaporação
A evaporação é um processo físico de mudança de fase, passando do estado líquido para o estado gasoso. A evaporação de água na atmosfera ocorre de oceanos, lagos, rios, do solo e da vegetação úmida (evaporação do orvalho ou da água interceptada das chuvas).
Definição de Transpiração
A transpiração é um processo biofísico pelo qual a água que passou pela planta, fazendo parte de seu metabolismo, é transferida para a atmosfera preferencialmente pelos estômatos, obedecendo uma série de resistências desde o solo, passando pelos vasos condutores(xilema), mesófilo, estômatos e finalmente indo para a atmosfera.
Definição de Evapotranspiração
Como é praticamente impossível se distinguir o vapor d´água proveniente da evaporação da água no solo e da transpiração das plantas, a evapotranspiração é definida como sendo o processo simultâneo de transferência de água para a atmosfera por evaporação da água do solo e da vegetação úmida e por transpiração das plantas.
Fatores Determinantes da Evaporação e da Evapotranspiração
a) Radiação Solar
A radiação solar é fonte energética necessária ao processo evaporativo, sendo que a incidência direta fornece mais energia quando comparado com a difusa.
b) Temperatura de Superfície
A variação da intensidade da radiação solar recebida na superfície produz uma variação na temperatura da superfície, modificando a energia cinética das moléculas. À altas temperaturas, mais moléculas se escapam da superfície, devido à sua maior energia cinética.
c) Temperatura e Umidade do Ar
O aumento da temperatura torna maior a quantidade de vapor d´água que pode estar presente no mesmo volume de ar. Assim: - aumentando a temperatura do ar,