imaginarium
JONNY SANTOS
UAMA DA SILVA
PLANO DE MARKETING DA MARCA IMAGINARIUM
FORTALEZA
2014
1
JONNY SANTOS
UAMA DA SILVA
PLANO DE MARKETING DA MARCA IMAGINARIUM
Trabalho apresentado como requisito da nota de disciplina de Webmarketing e
Marketing de Relacionamento do Curso de Comunicação Social – Publicidade e
Propaganda, da Fanor DeVry.
Professor: Tiago Occiuzi
FORTALEZA
2014
2
1.Visão Executiva
A história de sucesso da Imaginarium começou ainda na década de oitenta, em Teresópolis (RJ)quando a arquiteta Karin Engelhardt, e o médico e marido Luís Sebastião Rosa, decidiram dedicar-se inteiramente as filhas pequenas, acompanhando de perto seu crescimento: a qualidade de vida da família era prioridade. A arquiteta começou a vender seus artigos artesanais a grandes lojas do varejo, e o médico e marido, deu todo o apoio.
Assim surgiu a Imaginarium, hoje uma grande marca de decoração e presentes criativos.Com a vinda ao sul, começaram a surgir ideias para novos produtos, o que estimulou a abertura da primeira loja, em 1991. Nesta época, o sonho da família era chegar a ter quatro unidades. O primeiro endereço da marca vendia objetos de decoração em geral, com estilo country, em madeira escura, mais rústico. Em 1995, já havia 15 lojas franqueadas da organização e no final da década de 90 a Imaginarium começou a migrar seu perfil de apenas empresa de decoração para comércio de presentes.
A Imaginarium acabou desenvolvendo sub-marcas como a Visto
(vestuário, bonés e bolsas), a Brasil Paca (uma coleção de releitura de objetos que fizeram parte do cotidiano brasileiro), a Kidults (toyarts, brincadeiras para adultos) e a Muito Tudo (uma linha adolescente). As submarcas são o resultado do incentivo a novos projetos. Aos poucos a forma do negócio vai mudando e o mercado vai apontando suas necessidades, obrigando a empresa a estabelecer regras. “Nós trabalhamos para que tudo esteja dentro