Geotecnia ambiental
Mecanismos e nutrientes do fósforo para o solo e plantas
EQUIPE:
Prof:
MANAUS 2011
INTRODUÇÃO
O fósforo (Phosphorus - portador de luz) é um elemento químico de símbolo P, número atômico 15 (15 prótons e 15 elétrons) e massa atómica igual a 31. É um não-metal multivalente pertencente à série química do nitrogênio.
Aplicações
Tanto o fósforo elementar como suas combinações apresentam amplo espectro de aplicações. Por ser essencial aos processos vitais, esse elemento é o constituinte de preparados farmacêuticos utilizados como reconstituintes e fixadores de cálcio. Uma de suas primeiras aplicações foi a fabricação dos palitos de fósforo. Os compostos fosforados são usados industrialmente como aditivos da gasolina e dos plásticos, na fabricação de detergentes e, em metalurgia, como protetores. Grande quantidade de fósforo é utilizada na produção de fertilizantes.
O fósforo não se encontra livre na natureza mas, em combinações como os fosfatos. Na natureza não ocorrem em abundância formas de fósforo combinado que possa ser utilizado pela planta. As reservas de fosfatos são jazidas de apatita ligadas rochas graníticas; rochas eruptivas; fosfatos sedimentares em camadas de origem marinha; e aluminofosfatos de origem organomineral. As maiores jazidas são encontradas em Marrocos, Argélia, Rússia, América do Norte e do Sul. No Brasil as principais reservas são a de Araxá, em Minas Gerais, as de Olinda, em Pernambuco e Jacupiranga, em São Paulo. O guano excrementos de aves, morcegos é encontrado ns ilhas do litoral do Peru nas ilhas Galápagos, em ilhas do litoral da Bahia e Fernando de Noronha.
Formas de P nos solos O fósforo (P) encontra-se na fase sólida nas formas orgânicas e inorgânicas; na fase líquida em formas inorgânicas na solução do solo, nas formas de H2PO4- e HPO42-. O P contido no material de origem do solo encontra-se na forma de minerais, com predomínio dos fosfatos, através do intemperismo o fósforo (P) é