RESUMO SOBRE GEOTECNIA AMBIENTAL
A preservação ambiental é hoje baseada no modelo de desenvolvimento sustentável, fundamentado no uso racional dos recursos naturais e tendo o dever de defendê-los e preservá-los para as presentes e as futuras gerações. Os modelos da intocabilidade dos recursos naturais e da exploração desses recursos a qualquer custo já estão superados. Os novos modelos não inviabilizam a sociedade, mas sim promovem a repartição dos recursos naturais, baseando-se no planejamento e sendo capaz de se manter no tempo e no espaço por meio do desenvolvimento sustentável.
A Geotecnia Ambiental busca viabilizar a interação entre o ambiente geológico e o homem, através de seus trabalhos (obras). A Geotecnia Ambiental estuda problemas e soluções que envolvem áreas relativas a capacidade de suporte de materiais geológicos, a estabilidade de taludes, obras de contenção, barragens, erosão dos solos, fundações, contaminação dos solos, envolve também, como as obras são capazes de influenciar o meio em que vivemos, e ajudar ou atrapalhar em casos de deslizamentos, inundações, disposição do lixo doméstico através de aterros sanitários e etc.
O desconhecimento do comportamento do solo e a relação ao meio ambiente são as principais causas da degradação ambiental decorrente da implantação da infraestrutura habitacional e de mobilidade. Na falta de conhecimento técnico para execução dessas obras, acontecem erros de projeto e execução que poderiam ser evitados, se fossem levantados dados corretos sobre o estudo do solo e o ambiente ao seu redor, evitando assim, problemas como, construções em áreas de desconforto geotécnico, que podem gerar alto índice de probabilidade de deslizamentos.
Outro problema da falta de conhecimento técnico sobre Geotecnia Ambiental são as construções e infraestruturas localizadas em áreas de inundação frequente, ou seja, próxima a rios, riachos e lagoas, ou devido a falta de conhecimento desta mesma área para execução da rede de drenagem, que mal