ATPS HIPER
NURSING PATIENT CARE OF HYPERTENSION
Agatha Santos Sampaio*, Andressa Ferreira Barreto*, Andressa de S. M. Costa*, Daniela Gomes de Souza*, Josiel Dias Neves*, Monique Maria R. Gomes*, Silmara Ribeiro de Souza*, Rafaela Santos Teixeira*, Paula Renata da R. Maria Gomes*, Vanuzia G. dos Santos*,Vagner M. Barcelos**.
* Acadêmicos de enfermagem da disciplina de Ciência e Tecnologia da UNIAN.
** Professor orientador.
RESUMO
Hipertensão Arterial (H.A) é uma doença crônica determinada por níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. O estudo objetivou-se identificar as possíveis causas que contribuem para o aumento da incidência da doença em pessoas cada vez mais jovens, e assim determinar o que pode ser feito para evitar tal problema e como atender um paciente em tal situação. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa e sedimentada em revisão bibliográfica. Na analise de dados foi identificado às categorias de cuidado de enfermagem, de acolhimento e de intervenção educativa. Conclui-se que a forma de cuidado aos hipertensos só irá melhorar através de métodos educativos permanente da equipe de enfermagem, a fim de reduzir o acometimento da enfermidade, melhorando assim a qualidade de vida.
Descritores: hipertensão, enfermagem, cuidado, prevenção.
ABSTRACT Arterial hypertension (AH) is a chronic disease determined by blood pressure levels in the arteries, which causes the heart has to exert more effort than normal to circulate blood through the blood