Trabalho academico de dpp
Entende por leitura a recuperação da informação armazenada e a escrita é a gravação (ou armazenamento) da informação na memória.
No caso da Memória Principal (MP), essas operações são realizadas pela UCP e efetuada por células, não sendo possível trabalhar com parte dela.
A leitura não é uma operação destrutiva, pois ela consiste em copiar a informação contida em uma célula da MP para a UCP, através de um comando desta.
Pelo contrário a escrita é uma operação destrutiva, por que toda vez que se grava uma informação em uma célula da MP, o seu contudo anterior de eliminado.
OPERAÇÒES DE I/O NA MEMÓRIA
Para a ligação entre MP e UCP é realizada através de dois registradores: o REM e o RDM e suas respectivas vias. É feito apenas um acesso por vez.
Operação de escrita
A UCP envia para o REM o endereço da memória onde a palavra será gravada, e para o RDM a informação (palavra) da posição a ser gravada.
A UCP comanda uma gravação (sinal write).
A palavra armazenada no RDM é, então, transferida para a posição de memória, cujo endereço está no REM.
Operação de leitura
A UCP armazena no REM o endereço da posição, onde a informação a ser lida está localizada.
A UCP comanda uma leitura (sinal de controle para memória - READ).
O conteúdo (palavra) da posição identificada pelo endereço contido no REM é, então, transferido para o RDM; deste, é enviado para a UCP, pela barra de dados.
Sem memória não há computador. Este é um fato que já foi evidente no item 1. desta página. Agora veremos mais a fundo a idéia sobre memória.
_____Em primeiro lugar, vamos rever o esquema de funcionamento de um computador:
_____Como já falamos, as informações que entram no computador são armazenadas na memória. Momentos depois, a informação segue por partes à CPU para ser processada, podendo seguir para um dispositivo de saída ou retornar para a memória. Veja a