Trabalho Prático Geotecnia Ambiental
ESCOLA DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E GEOTECNIA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
Geotecnia Ambiental – ETG 030
Profa. Maria das Graças Gardoni Almeida
Grupo:
Augusto Alfenas - 2011014110
Felipe Magleau Martins - 2011014420
Lucas Moreira - 2009015139
Luiza Clara Rocha Moreira - 2011015183
Pedro Marques Ferreira Mendonça – 2011075658
TRABALHO PRÁTICO
“BARRAGEM DE REJEITO DA MINERAÇÃO DE OURO”
1. Descreva o problema proposto pelo projeto apresentado na Figura, apresentando um diagnóstico detalhado:
A barragem de rejeito de Jacobina, propriedade da Jacobina Mineração e comércio Ltda. - JMC, está localizada à 330 km de Salvador, no riacho Santo Antônio, município de Jacobina, na Bahia.
Iniciada em 2008 a barragem tem como finalidade o armazenamento do rejeito proveniente do beneficiamento de ouro, durante vinte anos previstos para a operação da mina. Através de transporte úmido, esta é alimentada, em média, com cerca de 6.500 toneladas de rejeito por dia.
A Barragem é constituída por um aterro compactado e será construída em sete etapas, com alteamentos à montante. O leito do reservatório, a fundação e o talude à montante, que são áreas em contato com a água e rejeitos, necessitam impermeabilização, devido à potencial contaminação do solo e do lençol freático por metais tóxicos presentes no processo de beneficiamento do mineral.
Para evitar tal contato são utilizados materiais geossintéticos, com função de proteção, no intuito de criar uma barreira física e impedir o fluxo de fluidos em tais regiões. A localização dos geossintéticos impermeabilizantes está demonstrada na figura a baixo:
Figura 1 - Regiões da barragem cobertas com geomembranas impermeabilizantes
Parte da água presente no rejeito é recirculada para ser utilizada no processo industrial, para isso faz-se necessário o uso de um dreno. Este composto por blocos de rocha, um material de granulometria