Geotecnia ambiental
O projeto de fundações é uma etapa importante de qualquer construção, de todos os portes. Afinal, é sobre a fundação que repousa todo o peso da obra, e de nada adiante construir sobre uma base instável.
O presente trabalho tem como objetivo, apresentar os procedimentos adotados para a realização da sondagem a percussão, que também é chamada de simples reconhecimento ou ainda de sondagem “SPT”. Este trabalho foi muito importante para que o grupo pudesse vivenciar a prática de métodos de sondagem realizada em campo.
Diante desta metodologia, foi possível confirmar o aprendizado adquirido em sala de aula através da disciplina Geotecnia e o trabalho que é realizado dia a dia nas obras, ficando comprovado o quão importante é o conhecimento do subsolo que servirá de subsídio indispensável para escolher o tipo de fundação.
O trabalho prático foi realizado no empreendimento situado no município de Belo Horizonte no bairro Mangabeiras executado pela empresa Tec Geo – Sondagens e Fundações.
IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL
Empresa:
Local: Rua Prof. Lair Remusat Renno, nº 170 – Bairro Mangabeiras / Belo Horizonte
Projeto: Construção de uma Igreja Presbiteriana
Área total: 1280m² Figura 1: Localização da obra
Fonte: Google Maps
Figura 2: Localização da obra
Fonte: Google Maps
Solo
O conhecimento do tipo de solo é importante para se conhecer o comportamento esperado ao receber as cargas, mas para saber qual tipo de fundação é preciso saber:
Quais são os tipos de solo que estão sob a obra, e a que profundidade;
qual é a altura do lençol freático;
qual é a capacidade de carga do sub-solo, em diversas profundidades;
como o solo se comporta ao receber a carga.
Para se obter estes tipos de informações o teste mais econômico e elucidativo é o ensaio SPT. A partir dele o projetista de fundações poderá solicitar exames mais específicos, caso ache necessário
Sondagem a Percussão A sondagem SPT ou sondagem a percussão, é um