Geosinteticos
CURSO DE GRADUAÇAO EM ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: MECANICA DOS SOLOS E ROCHAS II
PROFESSOR: SERGIO PAULINO MOURTHE DE ARAUJO
ASSUNTO DO TRABALHO: GEOSSINTETICOS
• Alunos: – Carlos Roberto Vasconcelos – Eduardo de Lima Cunha – Felipe Bittencourt Fagundes Carvalho – Gustavo Anderson Pereira – Marcelo Paula de Sousa – Wellington Ribeiro
Este trabalho visa demonstrar a vasta aplicação da tecnologia de Geotexteis e Geossinteticos nas diversas areas da engenharia.
Belo Horizonte, 30 de novembro de 2010
SUMARIO
INTRODUÇAO 3
1 - PRINCIPAIS TIPOS DE GEOSSINTETICOS – GEOTEXTIL 3
2 – COMPOSIÇAO 4 2.1 – Fibras Naturais: 4 2.2 – Fibras Químicas 4 2.2.a - Propriedades das Fibras Químicas 5
3 - AREAS DE APLICAÇAO: 5
4 – FUNÇOES: 6 4.1 Separação 6 4.2 Filtração 6 4.3 Drenagem 7 4.4 Reforço 7 4.5 Confinamento 8 4.6 Contenção 8 4.7 Impermeabilização 6
5 – PRINCIPAIS TIPOS DE GEOSSINTETICOS 9
BIBLIOGRAFIA 12
LISTA DE FIGURAS 13
INTRODUÇAO
GEOSSINTETICOS
Os geossintéticos surgiram como resposta a vários problemas tradicionais da engenharia civil, tais como a estabilização e reforço de solos moles, a drenagem de solos e a impermeabilização de, por exemplo, reservatórios de água ou depósitos de produtos contaminantes.
A família de produtos geossintéticos tiveram um desenvolvimento muito acelerado, o que levou como consequência ao aparecimento de uma grande variedade deste tipo de materiais. Se tornaram uma opção eficiente e economicamente atraente, oferecendo, uma alta resistência mecânica, estabilidade química, e uma série de outras propriedades que a engenharia há tempos procurava.
É um termo composto por “geo + sintético”, que