Georg Simmel
Vida e Obra
Georg Simmel foi um sociólogo alemão, nascido no dia 1° de março de 1858, emBerlim, capital da Alemanha, na esquina de Leipzigerstrasse e Friedrichstrasse. Simmel era oúltimo dos sete filhos do casal Edward Simmel e Flora Bodstein, descendentes de judeus. Simmel diplomou-se em Filosofia pela Universidade de Berlim, e logo fez doutorado, também em Filosofia. Sua tese de doutorado foi “A natureza da matéria segundo amonadologia física de Kant”, levando, em 1881, o título do ano.
O rapaz estava familiarizado com o vasto campo do conhecimento estendido desde a história da filosofia e da psicologiapara as ciências sociais. Essas são características que marcam toda sua carreira posterior.
Simmel permaneceu na Universidade de Berlim, tornandos-e um “Privatdozent ” (docente não remunerado, dependendo das taxas que os estudantes pagavam quando se inscreviam em seus cursos). Os cursos que Georg ministrava variavam entre lógica e história da filosofia para aética, sociologia e psicologia social. Em suas aulas eram bastante citados grandes nomescomo Kant, Schopenhauer, Darwin e Nietzsche, entre outros.A popularidade do professor era memorável e logo suas palestras tornaram-seindispensáveis em eventos intelectuais, não apenas dos estudantes, mas da elite cultural de Berlim.
Por quinze anos Simmel permaneceu como Privatdozent e, apenas em 1901, quando ele tinha quarenta e três anos, as autoridades acadêmicas concordaram em conceder-lhe oposto de “Ausserordentlicher Professor ”, um título maior, mas que ainda não lhe permitia participar dos assuntos da comunidade acadêmica.
Simmel escreveu seis livros e mais de setenta artigos, dos quais, muitos foram traduzidos naquela época para o inglês, francês, italiano, polonês e russo. Devido ao seu sucesso, o sociólogo tentou uma promoção acadêmica, mas foi rejeitado.O rapaz desempenhava um papel ativo na vida intectual e cultural de Berlim. Frequentava salões de moda, participava de círculos