GEORG SIMMEL
Disciplina: Sociologia da Comunicação
Professora: Ivana Lima de Almeida
Data: 05/09/2014
Tema do Seminário: Georg Simmel
Nome: Monica Ribeiro Giacometti
ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO E ENTREGA
Fontes consultadas: http://universitarioup.educacional.com.br/dados/materialapoio/47180001/7126844//TEXTO%20SOC%20COM%20SIMMEL%20RELIGI%C3O.pdf http://universitarioup.educacional.com.br/dados/materialapoio/47180001/7126844//TEXTO%20SOC%20COM%20SIMMEL%20VIDA%20E%20TEMAS.pdf
Livro: As Etapas do Pensamento Sociológico
Dados do Roteiro:
1. Contexto histórico:
Simmel formula o conceito de "sociação" para designar mais apropriadamente as formas ou modos pelos quais os atores sociais se relacionam. É importante destacar que as interações sociais e as relações de interdependência não representam, necessariamente, a convergência de interesses entre os atores sociais envolvidos.
Em seus estudos micro sociológicos, Simmel demonstra que as interações sociais podem prefigurar relações conflitivas, relações de interesse mútuo e relações de subordinação (ou dominação). O conflito, porém, é concebido por Simmel como algo benéfico porque é um momento que sinaliza o desenvolvimento da tomada de consciência individual, que teria uma função positiva para sociedade como um todo, principalmente à medida que o conflito fosse superado, mediante acordos.
2. Vida e obra:
Professor alemão, Georg Simmel nasceu na cosmopolita Berlim de 1858 e veio a falecer em 1918. Professor universitário admirado pelos seus alunos, sempre teve dificuldade em encontrar um lugar no seio da r´gida academia do seu tempo. Simmel preocupou-se em descobrir os padrões de interação que incorpora as formações sociais maislatas (num registro que hoje chamaríamos de “microssociologia”)
3. Teoria explicativa (conceitos e fundamentos):
A tarefa da sociologia seria não a de estudar a globalidade mas sim determinadas dimensões ou aspectos dos fenômenos que , nas suas formas particulares,