Geopolítica
FANEC – Faculdade Natalense de Ensino e Cultura
Disciplina: Geopolítica
Aluno:
Assunto: Renuncia do Papa Bento XVI
O Papa Bento XVI, de 85 anos, anunciou que deixará o Pontificado no dia 28 de fevereiro por causa de sua "idade avançada" e por sentir que lhe falta o vigor para continuar exercendo o Ministério, ficamos sabendo que o mesmo está com sua saúde fragilizada, pois o mesmo já usa um marca passo há dez anos.
A Praça de São Pedro, acostumada à chegada de centenas de turistas, peregrinos e fiéis, foi tomada pelo grande comentário dessa decisão tomada pelo pontífice.
A notícia que comoveu Roma, e o próprio Estado Vaticano, foi divulgada pela agência de notícias "Ansa" às 11h46 (horário local) e após o primeiro impacto, milhares de pessoas e dezenas de jornalistas nacionais e internacionais se dirigiram para a praça.
O padre jesuíta e porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, improvisou uma entrevista coletiva na sala de imprensa vaticana, que fica nos limites da praça e ele mesmo reconheceu que "o anúncio pegou a todos de surpresa".
"Não esperávamos. Sempre se pensou que se tratava de um papa sem carisma, um pouco frio, mas de repente nos deixou gelados com esta notícia que dá mostra de uma grande humildade", assegurou à Efe Patricia Renati, de 42 anos, que veio a Roma da Argentina de férias com sua família.
Nos mesmos termos se expressou o jovem sacerdote chileno Carlos Cabezas, de 36, que, aflito, reconheceu que a renúncia do pontífice "é um símbolo inequívoco de humildade e de grande força espiritual".
"Este tipo de gesto nos mostra que a figura do papa não é indestrutível e dá mostra da grande coerência que caracterizou seu Pontificado", acrescentou.
Todas as pessoas que estavam nesta fria e desconfortável manhã na Praça de São Pedro, concordavam que, apesar de Bento XVI não ter alcançado o carisma de seu antecessor, João Paulo II, sua decisão dava mostra de uma visão muito honrada da liderança.
Nestes termos se