Geopolítica e Ordem Mundial
Turma II de Medicina - Sâo Leopoldo Mandic
Luiza Mansur Silva
A relação de poder entre as nações mudam de acordo com cada época e com cada guerra, assim como temos épocas onde o ouro e a moeda valem mais, como no feudalismo, temos épocas como as Guerras Mundiais e a Guerra Fria, onde o poder bélico e armamentício era muito mais valorizado que o dinheiro em si.
No período da Primeira Guerra Mundial, formaram-se grupos econômicos a fim de haver uma maior integração economica e ampliar o mercado dos países participantes, o que, consequentemente, criou um sistema multipolar onde haviam vários polos de poder e várias áreas de comércio diversificadas.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, temos a Guerra Fria que criou uma bipolaridade no mundo, de um lado temos a Uniâo Soviética, que apoia o socialismo e do outro temos o Estados Unidos com a iniciativa da derrota do socialismo por parte dos Estados Unidos com a doutrina Truman e o Plano Marshall, que tinha como lema "O estilo de vida americano" (american way of life).
Também temos, no fim da Segunda Guerra, um Japão completamente destruido pela bomba atômica de Hiroshima, onde 200 mil pessoas morreram na hora, lançada pelos Estados Unidos e reconstruído em aproximadamente dois anos segundo o modelo americano, repleto de ferrovias, inovações e oportunidades para crescer. Entretanto, o que os Estadunidenses não preveram é que todo o investimento de maciçoes em dólares, informações técnicas, levou as indústrias japonesa a se expandirem e tomar o mundo com seus produtos "Made In Japan".
Atualmente, os Estados Unidos passam a ser o grande credor do mundo capitalista com uma dívida que ultrapassa US$14,3 trilhões, tendo que recorrer acordos para aumentar o teto de suas dívidas, podendo dar um eventual calote no mundo. Tudo isso dá um choque de realidade em todos já que isso não afeta só aos Estados Unidos, isso afetaria a todos, posto que os Estados Unidos são um dos países considerados