Novas Geopolíticas
Antonia Viana ²
TÍTULO/TÓPICOS
PÁG.
IDÉIAS CENTRAIS
Introdução
09
11
12
13
“[...] Estão se multiplicando em quase todo o mundo, dentro e fora das universidades, os centros ou institutos de estudos estratégicos e/ou geopolíticos. Mas eles são interdisciplinares e não dominados por estrategistas que raciocinam em termos de espaço físico (localização, recursos naturais) e principalmente de força militar, tal como ocorria com as geopolíticas clássicas. [...].”
“Ao contrário do que proclamou Yves Lacoste, para quem “a geopolítica é a verdadeira geografia, a geografia fundamental”, a recente revalorização dos estudos geopolíticos vê esse(s) objeto(s) como uma problemática interdisciplinar. [...].”
“As novas geopolíticas [...] relativizam (mas não omitem) a questão da guerra militar e enfatizam outras “guerras” ou conflitos: econômicos, sociais, culturais e até simbólicos (na mídia e na indústria cultural, por exemplo). [...].”
“O objetivo deste livro é comentar as novas geopolíticas que surgiram a partir do final da década de 1980 e que procuram explicar como se dará a disputa pela hegemonia mundial no século XXI. [...].”
As Geopolíticas Clássicas e a Sua Crise.
O Advento da Geopolítica.
15
“A geopolítica nasceu – pelo menos oficialmente, como rótulo – com o jurista sueco Rudolf Kjellén, que pela primeira vez empregou esse termo num ensaio intitulado “As grandes potências”, publicado em 1905 numa revista do seu país. [...] Formado em Direito e tendo sido
______________________
¹ Fichamento apresentado à disciplina de Geografia Política e Geopolítica, sob orientação do professor MSc. Valtemir Evangelista, pela Universidade Federal do Acre – UFAC.
² Acadêmico do 5º período do curso de Licenciatura Plena em Geografia, pela Universidade Federal do Acre – UFAC.