Geopolítica - armas, germes e aço
Programa de Graduação em Relações Internacionais
TRABALHO DE GEOGRAFIA POLÍTICA
DOCUMENTÁRIO:
Armas, Germes e Aço
TRABALHO DE GEOGRAFIA POLÍTICA
DOCUMENTÁRIO:
Armas, Germes e Aço
Dissertação composta por três partes, apresentada ao programa de Graduação em Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, relacionado ao documentário: Armas, Germes e Aço.
* Analise o papel da Geografia para a evolução da Humanidade
A disposição geográfica das porções territoriais do planeta é apontada por Jared Diamond como um grande fator de influência no desenvolvimento das civilizações. A localização de uma área específica no planeta pode influenciar diretamente o potencial evolutivo de um determinado povo, de forma que este se torne mais ou menos propício a acontecer. Para fazer uma análise territorial a fim de identificar características que viabilizem ou retardem o desenvolvimento de certo povo, é preciso considerar alguns fatores geológicos.
Partindo da idéia de que a Terra é uma esfera perfeita, pode-se afirmar que a intensidade da radiação solar seja desigual em latitudes distintas; a Europa e grande parte do Oriente Médio localizam-se acima do Tropico de Câncer, onde, devido à inclinação de 23° e 30´ na qual a Terra se encontra, há insolação durante o ano inteiro. Entretanto, os raios solarem incidem sempre em direção inclinada, o que faz com que os continentes mais próximos da linha do Equador recebam maior incidência solar do que os que localizam-se na zona intertropical. Graças a isso, o clima – temperado e desértico em sua maior parte- e a temperatura tornam-se mais favoráveis ao desenvolvimento de plantas e/ou diversificação de animais. O solo é fértil, possibilitando assim o cultivo plantas de ótima qualidade e a criação de animais saudáveis e rentáveis, seja em relação à força física ou em relação ao fornecimento de alimentos e/ou matérias-primas.
Outro fator geológico