Geopolitica
ESPECIALIZAÇÃO EM GEOPOLÍTICA E HISTORIA
PLANEJAMENTO REGIONAL E DESENVOLVIMENTO SUSTETÁVEL
PROFESSOR: JOÃO LUDGERO OBREIRA NETO
ALUNO: CICERO MARCILIO FEITOSA SIQUEIRA
CICERO MARCILIO FEITOSA SIQUEIRA
REGIÃO: UM CONCEITO COMPLEXO
PLANEJAMENTO REGIONAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CORREIA, Roberto Lobato. Região: um conceito complexo.
Roberto Lobato Correia, nascido em 1939, na cidade do Rio de Janeiro é um dos grandes nomes da Geografia nacional, trabalhando no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Na sua obra Região: um conceito complexo, de autoria de Roberto Lobato Correia, discorre sobre as diferentes classificações possíveis para uma regionalização do espaço geográfico.
A obra consta de seis textos curtos, onde são apesentados as escolas e suas diferentes formas de agir na divisão espacial do território, com suas qualidades e dificuldades.
Falando sobre a ideia da aceitação da divisão da superfície da Terra ser subdividida em regiões diferentes entre si. Afirmando o autor que todos os conceitos podem ser usados por geógrafos, já que o espaço geográfico tem diversos meios e formas de serem analisados, assim abre-se um leque de opções aos estudiosos.
O homem como um ser ativo utiliza muitas vezes de interesses dominantes para criar formas de dividir o espaço de acordo com a ideia dominante. Fica claro quando no século XIX em plena época do Neocolonialismo ganha espaço na Europa o Determinismo Ambiental.
Na passagem do Possibilíssimo e Região, deixa claro o autor que a região natural tem influência sobre o homem. A paisagem natural e sua extensão acabam por se mesclar com componentes humanos e naturais. Na visão da Geografia Crítica a divisão espacial leva em conta os interesses dominantes, o capital é um dos principais fatores a influenciar as separações existentes do espaço geográfico.
Ao dividirmos o espaço em regiões com