Geopolitica
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS
DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO GEOPOLÍTICA MUNDIAL
PROFESSORA ADRIANA DES ESSARTS TRINIDAD
ALUNAS: VIVIANE WEIRICH E JAQUELINE NERVIS
DATA: 18/04/2012
TRABALHO NRO. 1
“Documentário: ENCONTRO COM MILTON SANTOS OU
O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ”.
1) Como futuro profissional do comércio exterior, quais foram as possíveis contribuições do documentário em sua formação?
O documentário faz uma abordagem sobre a globalização, um fenômeno capitalista e complexo que começou na era dos descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial ou como resultado da Revolução Tecnológica.
No decorrer do documentário é apresentada uma série de acontecimentos no mundo inteiro (por exemplo, a tentativa de privatização da água potável na Bolívia, o Fórum Mundial da água no Japão...) que focam a atenção nas causas que esta sociedade capitalista centraliza, a fim de obter benefícios próprios em detrimento da desorganização do território, da apropriação de bens comuns e do uso privado de riquezas mundiais por parte de uma minoria. Apropriações indevidas que geraram tensões por tentar deter grandes bens nas mãos de pequenos grupos, enquanto se assolava o estado de miséria e a sociedade crônica para todo o resto.
Como futuro profissional do comércio exterior, entendo que o filme nos dá uma visão sobre o ‘fenômeno’ da globalização. Diferentemente às informações a que somos expostos diariamente, sobre os efeitos positivos da globalização (que, indubitavelmente existem), o documentário nos mostra o ‘outro lado’ de tudo isso, o lado que às vezes, acabamos por não enxergar. Quanto aos aspectos positivos, a globalização gerou uma grande facilidade no sentido de todos terem acesso facilitado ás informações, é possível expandir seu negócio para mercados distantes e emergentes (sem necessidade de um alto