Fisico-quimica
O que é Físico-química e Matéria
Físico-química é a ciência que usa as leis da física para explicar os fenômenos químicos. Estuda as propriedades físicas e químicas da matéria.
Matéria é aquilo que existe, que formam as coisas, que tem massa e ocupam lugar no espaço. É formada por átomos, que são a menor porção da matéria que conserva suas propriedades.
Propriedades Gerais
São propriedades inerentes a toda espécie de matéria.
Massa: é a medida da quantidade de matéria.
Volume: é o espaço que determinada massa de matéria ocupa.
Inércia: é a propriedade que os corpos têm de manter o seu estado de movimento ou de repouso inalterado, a menos que alguma força interfira e modifique esse estado.
Impenetrabilidade: duas porções de matéria não podem ocupar, simultaneamente, o mesmo lugar no espaço.
Divisibilidade: toda matéria pode ser dividida sem alterar a sua constituição, até um certo limite ao qual chamamos de átomo.
Compressibilidade: sob a ação de forças externas, o volume ocupado por uma porção de matéria pode diminuir. De uma maneira geral os gases são mais compressíveis que os líquidos e estes por sua vez são mais compressíveis que os sólidos.
Elasticidade: Dentro de um certo limite, se a ação de uma força causar deformação da matéria, ela retornará à forma original assim que essa força deixar de agir.
Porosidade: a matéria é descontínua. Isso quer dizer que existem espaços (poros) entre as partículas que formam qualquer tipo de matéria. Esses espaços podem ser maiores ou menores, tornando a matéria mais ou menos densa. A cortiça apresenta poros maiores que os poros do ferro, logo a densidade da cortiça é bem menor que a densidade do ferro.
Propriedades Específicas
São propriedades individuais de cada tipo particular de matéria.
Organolépticas: São propriedades capazes de impressionar os nossos sentidos, como a cor, que impressiona a visão, o sabor, que impressiona o paladar, o odor que