Geomorfologia
As áreas emersas do globo (áreas continentais e contíguas a elas) têm diferenças em sua composição. Abaixo da superfície, no subsolo, encontramos diferentes tipos de minerais e rochas.
MINERAIS
Minerais são substâncias sólidas de origem inorgânica, com composição química definida, presentes na litosfera ou crosta terrestre. Hoje, já são conhecidos e classificados mais de 2 mil tipos de minerais, cada um deles com características próprias e muito bem definidas, como cor, densidade, estrutura cristalina, entre outras.
Quando os minerais são extraídos da natureza visando serem usados com fins econômicos pelos seres humanos são chamados de minérios.
O minerais classificam-se em: metálicos – ferro, manganês. Ouro, zinco, cobre, mercúrios, prata, urânio etc.; e não–metálicos – quartzo, calcário, fosfato, enxofre etc.
ROCHAS
Rochas são agregados de uma ou mais espécies minerais. Uma rocha é dita simples quando é formada por um só tipo de mineral, a exemplo dos quartzitos que são constituídos somente de quartzo (SiO2), Uma rocha é composta quando é constituída por mais de uma espécie de mineral, a exemplo do granito, constituído por quartzo, feldspato e mica.
TIPOS DE ROCHAS
A crosta terrestre é constituída por grande variedade de rochas. Conforme o processo responsável por sua origem, podem classificá-las em três grupos, como mostra a Tabela.
TIPO
ORIGEM
EXEMPLOS
Magmática ou ígnea intrusiva ou plutônica hipoabissal extrusiva ou efusiva ou vulcânica granito sienito basalto Metamórfica diversas mármore
Sedimentar
detrítica química orgânica arenito sal calcário ROCHAS MAGMÁTICAS OU ÍGNEAS
Provêm da consolidação do magma, que é o material aquecidos, com temperaturas entre 800 e 1.200oC, que se desloca do manto para a crosta; ao solidificar-se. Forma as rochas magmáticas. Quanto à origem, as magmáticas podem ser:
Intrusivas ou plutônicas – são provenientes do magma, que se consolida a vários