Geometria
As funções circulares constituem o objeto fundamental da trigonometria circular e são importantes devido à sua periodicidade pois elas podem representar fenômenos naturais periódicos, como as variações da temperatura terrestre, o comportamento ondulatório do som, a pressão sanguínea no coração, os níveis de água dos oceanos, etc.
Função Seno
Dado um ângulo cuja medida é dada em radianos é x, chamamos de função seno à função que associa a cada x ∈ R o número (senx) ∈ R. Indicamos essa função por: f(x) = sen(x)
O gráfico da função seno, no plano cartesiano, será uma curva denominada senóide. Atribuindo valores ao arco x, pode-se chegar ao gráfico.
Propriedades:
- Domínio:
- Imagem: [-1;1]
- Período: 2πrad
Função Co-seno
Dado um ângulo cuja medida é dada em radianos é x, chamamos de função co-seno à função que associa a cada x ∈ R o número (cosx) ∈ R. Indicamos essa função por: f(x) = cos(x)
O gráfico da funcão co-seno, no cartesiano, será uma curva denominada co- senóide. Atribuindo valores ao arco x, pode-se chegar ao gráfico.
Propriedades:
- Domínio:
- Imagem: [-1;1]
- Período: 2πrad
Função Tangente
Dado um ângulo cuja medida é dada em radianos é x, chamamos de função tangente à função que associa a cada x ∈ R/x ≠ π/2+kπ o número (tgx) ∈ R. Indicamos essa função por: f(x) = tg(x)
O gráfico da função tangente, no cartesiano, será uma curva denominada tangentóite. Atribuindo valores ao arco x, pode-se chegar ao gráfico.
Propriedades:
- Domínio:
- Imagem:
- Período: π rad
Relações e Identidades Trigonométricas
Identidade Trigonométrica
No estudo das funções trigonométricas pertencentes a um mesmo arco, utilizamos as seguintes relações trigonométricas fundamentais:
As relações trigonométricas fundamentais originam outras expressões, que são importantes e aplicáveis nos casos envolvendo funções de um mesmo arco. Veja as relações decorrentes das fundamentais:
Toda igualdade verificável envolvendo