Projeto de Seleção dos Materias de um rack de teto para carros
2- Revisão Teórica Vários fenômenos ocorrem em metais e ligas quando são submetidos a temperaturas elevadas. Quando tratamentos térmicos ou processos térmicos apropriados são utilizados, com o objetivo de alterar as características mecânicas, é perceptível que esses fenômenos são eficazes. Como é muito comum o uso de tratamento térmico em ligas comerciais, a partir de agora serão caracterizados alguns desses processos:
A) Normalização: Após um processo de deformação plástica, os aços são compostos por grãos de perlita de formatos irregulares e grandes. É o objetivo da normalização refinar esses grãos e produzir uma distribuição de tamanhos mais uniforme. Isso faz com que os aços perlíticos se tornem mais tenazes.
B) Recozimento: É um tratamento térmico que um material é submetido a uma temperatura elevada por um longo período de tempo, e assim ele é resfriado bem lentamente. Seus objetivos são: Aliviar as tensões, produzir uma microestrutura desejada e tornar o material mais mole, dúctil e tenaz.
C) Tempera: É um tratamento térmico utilizado para aumentar a dureza e a resistência dos metais. Consiste em duas fases: Aquecimento e resfriamento brusco. Com o aquecimento, obtém-se uma organização dos cristais do metal chamada austenitização. E com o esfriamento brusco, obtém-se a estrutura martensita. Foram caracterizados os três processos térmicos realizados