redes
Para que os pacotes de dados trafeguem da origem para o destino, cada camada do modelo OSI na origem deve se comunicar com sua camada par no destino.Essa forma de comunicação e chamada ponto-a-ponto.Durante este processo, os protocolos de cada camada trocam informações, denominadas unidades de dados de protocolo (PDUs). Cada camada de comunicação no computador de origem se comunica com uma PDU especifica da camada, e tambem, com sua camada correspondente no computador destino. Pacotes de dados em uma rede são originados em um ponto e depois trafegam ate um destino. Cada camada depende da função de serviço da camada OSI abaixo dela. Para fornecer esse serviço, a camada inferior usa encapsulamento para colocar a PDU da camada superior no seu campo de dados, depois, adiciona os cabeçalhos e trailers que a camada precisa para executar sua função. A seguir, enquanto os dados “descem”pelas camadas do modelo OSI, novos cabeçalhos e trailers são adicionados. Depois que as camadas 7, 6 e 5 tiverem adicionado suas informações, a camada 4 adiciona mais informações. Esse agrupamento de dados, a PDU da camada 4, e chamado de segmento.
A camada de rede fornece um serviço a camada de transporte, e a camada de transporte apresenta os dados ao subsistema da rede como um todo. A tarefa da camada de rede é “mover”os dados e para isso ela os encapsula anexando um cabeçalho criando um pacote (a PDU da camada 3).
O cabecalho tem as informações necessárias para completar a transferencia, como os endereços lógicos da origem e do destino.
A camada de enlace fornece um serviço a camada de rede. Ela faz o encapsulamento das informações da camada de rede em um quadro (a PDU da camada 2). O cabecalho do quadro contem informações (por exemplo: endereços físicos) necessária para completar as funções de enlace de dados. A camada de enlace fornece um serviço também a camada física.
A camada física também fornece um serviço codificando o quadro de enlace de