Evangelho e Cultura - Eric Voegelin
EVANGELHO E CULTURA in: The Collected Works of E. Voegelin.
Vol. 12 Published Essays, 1966-1985.
Louisiana State University Press
Baton Rouge/Londres, 1988, pp. 172-212
Tradução Mendo Castro Henriques e Luís Salvador, M.ª Eduarda Barata,
Mário Jorge e Nuno Bettencourt
A Comissão Directiva honrou-me com o convite de proferir uma conferência acerca de "Evangelho e Cultura".1[1] Se bem compreendi a intenção dos membros da comissão queriam escutar o que um filósofo tem para dizer acerca da dificuldade do Verbo em se fazer ouvir no nosso tempo e, se ouvido, tornar-se inteligível para aqueles que o querem escutar. Por que seria o evangelho vitorioso nas circunstâncias helenistico-romanas da sua origem? Por que atraiu uma élite intelectual que elaborou o significado do Evangelho em termos de filosofia e, deste modo, criou uma doutrina Cristã? Por que pôde esta tornar-se religião do Império Romano? Como pôde a Igreja, atravessado este processo de aculturação, sobreviver ao Império Romano e tornar-se a crisálida, da civilização Ocidental, como lhe chamou Toynbee ? E o que ofuscou esta força cultural triunfante, de modo a que, hoje, as igrejas estão na defensiva contra os movimentos intelectuais dominantes do nosso tempo e abaladas por uma crescente inquietação no seu interior?
1[1] The Gospel and Culture é o título da conferência editada em 1971 em Jesus and Marys
Hope, Pittsburgh Theological Seminary press, pp. 59-1 01.
Uma ordem de trabalhos impressionante, devo dizer. E, contudo, aceiteia porque de que serviria a filosofia se nada tivesse para dizer acerca das grandes questões que os homens do nosso tempo lhe podem, justificadamente, colocar?
Mas se considerarmos a amplidão do desafio, compreendereis que não posso prometer mais do que uma tentativa humilde para justificar a confiança da
Comissão e para salvar a honra da filosofia.
I
Orientei as questões iniciais para o tema do evangelho e da filosofia e, começarei por