Geometria Molecular
Trabalho de Química
Geometria Molecular e Polaridade
Angular
Alunos:
Prof:
Cidade
Data
Introdução
Com esse trabalho vamos falar sobre geometria molecular e polaridade. A geometria é medida pela posição dos átomos dos núcleos cada posição é importante porque representa um ângulo.
Nesse caso vamos falar mais sobre o tipo angular que tem em media um ângulo de 104,05°.
O que é Geometria Molecular
É o estudo de como os átomos estão distribuídos espacialmente em uma molécula. Esta pode assumir várias formas geométricas, dependendo dos átomos que a compõem. As principais classificações são linear, angular, trigonal plana, piramidal e tetraédrica. A geometria de uma molécula é definida pela posição dos núcleos dos átomos que a constituem. Quando a molécula é diatômica, sua geometria é sempre linear, não importando se são átomos do mesmo elemento ou de elementos distintos.
No caso de moléculas com mais de três átomos os núcleos se posicionam conforme a geometria das nuvens eletrônicas ao redor do átomo central. Essas nuvens ocupam, entre si, a posição de maxíssimo afastamento possível.
Considera-se nuvem eletrônica: simples ligações, dupla ligação, tripla ligação e ligação dativa e par de elétrons não compartilhados.
Polaridade das Moléculas
Molécula polar: Uma molécula é considerada polar quando apresenta uma única ligação covalente polar ou quando a resultante dos momentos dipolares elétricos é um vetor diferente de zero.
Molécula apolar: Uma molécula é considerada apolar quando não apresenta ligações covalentes ou quando a resultante dos momentos dipolares eletrônicos é um vetor nulo.
Principais tipos de geometria molecular:
Linear
Angular
Acontece quando o átomo central tem três ou quatro nuvens eletrônicas em sua camada de valência. No caso de três, duas devem estar fazendo ligações químicas e uma não, formando um ângulo de 120 graus entre os átomos ligantes. Quando há quatro