Princípios da bioenergética e metabolismo
• Os organismos executam uma notável variedade de processos de transformação de energia, convertendo uma forma de energia em outra. Eles utilizam a energia química continda nos combustíveis para sintetizar a partir de precursores simples, moléculas complexas e altamente organizadas. As transformações de energia biológica obedecem as mesmas leis físicas que determinam os processos naturais (1ª e 2ª Lei da Termodinâmica).
Bioenergética – estudo quantitativo das transformações de energia que ocorrem nas células vivas, bem como da natureza e das funções dos processos químicos nelas envolvidos.
• Os organismos vivos preservam a ordem interna pela captação da energia livre do ambiente nas formas de nutriente ou luz solar, devolvendo a ele uma quantidade igual de energia nas formas de calor e entropia.
• Obs: o calor não é uma forma de energia utilizável pelas células.
*Os organismos vivos podem ser divididos em 2 grandes grupos: autotróficos X heterotróficos
*Todos os organismos vivos também necessitam de uma fonte de nitrogênio, que é necessário para a síntese de aminoácidos, nucleotídios e outros compostos. Os vegetais são capazes de utilizar nitrogênio inorgânico, na forma de amônio ou nitrato, no entanto os animais vertebrados precisam obtê-lo na forma de aminoácidos ou compostos orgânicos.
*O METABOLISMO, somatório de todas as transformações químicas que ocorrem em uma determinada célula ou organismo, compreende uma série de reações catalisadas enzimaticamente, as quais constituem as VIAS METABÓLICAS. Cada uma das etapas consecutivas em uma via metabólica produz uma alteração química pequena e específica, geralmente a remoção, a transferência ou a adição de um átomo ou grupo funcional. O precursor é convertido em produto por meio de uma série de intermediários denominados METABÓLITOS. O termo METABOLISMO INTERMEDIÁRIO refere-se as atividades combinadas de todas as vias metabólicas que interconvertem precursores,