Geometria Espacial
1. Introdução
A geometria nasceu das necessidades e das observações do homem. É um ramo que estuda a medida da terra, lidando com as propriedades do espaço, utilizando sistema que utiliza as formas geométricas.
A geometria teve sua origem no Egito antigo, com a medição de terrenos, isto segundo o historiador grego Heródoto (Séc. V A.C.), porém, isto não significa dizer que alguns povos ou civilizações fizeram estudo sobre o tema antes dos gregos, algo que registra com os povos da Babilônia, China, até mesmo os Hindus. Os conhecimentos geométricos começaram a ser utilizados muitos séculos antes de Cristo. No Egito, por exemplo, as cheias anuais do rio Nilo destruíam as cercas que demarcavam os campos de plantação.
Quando as águas voltaram ao nível normal, os egípcios dividiam novamente as terras, baseando-se em registros feitos antes das cheias. E isso só acontecia por causa da geometria.
2. Geometria Espacial
2.1 Caracteristicas
É facto conhecido que a Geometria espacial estuda os objetos que possuem mais de uma dimensão e ocupam lugar no espaço. Por sua vez, esses objetos são conhecidos como "sólidos geométricos" ou "figuras geométricas espaciais" (prisma, cubo, paralelepípedo, pirâmide, cone, cilindro e esfera).
Dessa forma, a geometria espacial é capaz de determinar, por meio de cálculos matemáticos, o volume destes mesmos objetos, ou seja, o espaço ocupado por eles.
Contudo, o estudo das estruturas das figuras espaciais e suas inter-relações é determinado por alguns conceitos básicos, a saber:
Ponto: conceito fundamental a todos os subsequentes, uma vez que todos sejam, em última análise, formados por inúmeros pontos. Por sua vez, os pontos são infinitos e não possuem dimensão mensurável (adimensional). Portanto, sua única propriedade garantida é sua localização.
Recta: composta por pontos, é infinita nos dois lados e determina a distância mais curta entre dois pontos determinados.
Linha: possui algumas semelhanças com a reta,