geometria descritiva
Triângulos são figuras planas formadas pela união de três vértices, formando três lados com três ângulos correspondentes.
Os triângulos terão nomenclaturas diferentes dependendo dos seus lados e de seus ângulos internos.
Com relação aos lados serão classificados como: Eqüilátero: São triângulos que possuem os três lados iguais (congruentes), portanto os seus ângulos internos também serão iguais (medindo sempre 60°). Isósceles: São triângulos que possuem dois lados iguais, portanto os ângulos internos correspondentes a esses lados serão iguais. Escaleno: São triângulos que possuem três lados diferentes, assim três ângulos internos diferentes.
Com relação aos ângulos internos serão classificados como: Retângulo: São triângulos que possuem um de seus ângulos internos igual a 90º. Obtusângulo: São triângulos que possuem dois ângulos agudos (menores que 90°) e um ângulo obtuso (maior que 90º) Acutângulo: São triângulos que possuem os três ângulos internos menores que 90° (ângulos agudos).
Quadrilátero
Em geometria plana euclidiana, quadrilátero é um polígono de quatro lados, cuja soma dos ângulos internos é 360°, e a soma dos ângulos externos, assim como qualquer outro polígono, é 360°. Assim como qualquer outro polígono, podemos usar a fórmula: Si = (n - 2)180 (onde "n" representa o número de lados); para achar a soma dos ângulos internos (Si).
Veja o exemplo com um quadrilátero: Si = (4 - 2)180° Si = (2)180° Si = 360°
Um quadrilátero pode ser circunscrito a uma circunferência se ocorrer tangência entre seus lados e a circunferência. Nesses casos de quadriláteros circunscritos à circunferência, algumas propriedades são utilizadas no cálculo de medidas de segmentos.
Os quadriláteros podem ser considerados Trapézios ou Não Trapézios.
Trapézios: Um quadrilátero é um trapézio se possui, no mínimo, um par de lados opostos paralelos. Dessa forma, o quadrado, o losango e oretângulo são todos trapézios.
Polígonos regulares