Geometria Descritiva A 11º
Pontos
Definidos por: P -> (1,2)
Alfabeto:
1º Q: (+,+) 2º Q: (-,+) 3º Q: (-,-) 4ºQ: (+,-) Ponto no plano frontal de projeção: F -> (y,0) Ponto no plano horizontal de projeção: H -> (0,z)
Notáveis:
β 1/3 : projeções simétricas β 2/4 : projeções coincidentes
Retas
Definidas por: 2 pontos 1 ponto e 1 direção (retas com a mesma direção são paralelas entre si e pertencem à mesma família de retas)
Alfabeto:
Horizontal Frontal Fronto-horizontal: De Topo Vertical De Perfil Oblíqua
Notáveis:
do β 1/3 : projeções simétricas do β 2/4 : projeções coincidentes // ao β 1/3 : projeções que fazem ângulos iguais com o eixo do x // ao β 2/4 : projeções paralelas entre si
Planos
Definidos por: 3 pontos não colineares 2 reta e 1 ponto exterior a reta 2 retas 1 reta de maior declive do plano (dfhi) 1 reta de maior inclinação do plano (dfhi) Traços frontal e horizontal (interseção com os planos de projeção)
Alfabeto:
Horizontal Frontal De Topo Vertical Rampa De Perfil Oblíquo
Notáveis:
Perpendicular ao β 1/3: traços simétricos em relação ao eixo do X Perpendicular ao β 2/4: traços coincidentes
Processos Auxiliares
Rebatimento
O rebatimento consiste na rotação de um plano em torno de uma das suas retas até o fazer coincidir com outro plano. Necessário para trabalhar em verdadeira grandeza.
1) Primeiramente é necessário definir a reta em torno da qual o plano roda, a charneira, que coincide com a reta de interseção dos planos.
2) De seguida, ou se efetua o rebatimento dos traços, com exceção do caso do método do triângulo de rebatimento.
3) Rebatimento dos pontos em volta do eixo, desenhando os arcos de rebatimento. No caso de planos oblíquos utiliza-se o rebatimento de retas paralelas os traços ou o triângulo de rebatimento. Pertença
Reta pertencente a um plano Uma reta pertence a um plano quando contém dois pontos do plano ou quando contém um