teoria da administracao
Este trabalho apresentara de forma introdutória as teorias da administração destacando as teorias de Taylor e Fayol enquanto precursores de todas as correntes que marcaram o surgimento do processo administrativo.
Assim neste trabalho será explanado algumas teorias complementares que surgiram e evoluíram a partir de lacunas observadas nos métodos das teorias acima citadas
OBJETIVO GERAL
Identificar as correntes, os métodos de aplicação das teorias gerais da administração procurando formas de entendimento destes processos com dinâmica no cotidiano.
DESENVOLVIMENTO
“o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto das organizações quanto de seus membros” é assim que diversos autores costumam definir a administração.
Partindo dessa premissa, podemos constatar que três são as principais chaves no mundo dos administradores: pessoas, objetivos e empresas.
Segundo Maximiano algumas contribuições deixadas pelos povos da antiguidade foram importantes para se caracterizar todos os conceitos cientificamente desenvolvimento de técnicas nas necessidades daquele momento virando assim objeto de trabalhos de algumas organizações.
Essas teorias desenvolvidas e aplicadas por alguns estudiosos tiveram varias influencias que moldaram todas as correntes teóricas da administração. Essas influencias foram de caráter cultural, religioso e de organizações militares.
Da religião foi adotada a hierarquia, organização, disciplina, descentralização de atividade, centralização do comando, assim como com as organizações militares com seus conceitos de disciplina, estratégia e obediências a hierarquia.
Para que possamos entender melhor a historia e as correntes de administração é necessário conhecer o modo de pensar de seus precursores. Todos os modelos de administração em seus primórdios estão relacionados com as necessidades da industrialização da época