Geometria analitica na engenharia
A geometria analítica foi um estudo realizado pelo matemático René Descartes que aliou os conhecimentos da álgebra ao estudo das figuras geométricas. No entanto, antigamente a geometria analítica era conhecida como Geometria de coordenadas e geometria cartesiana, pois com a aplicação da álgebra na geometria é possível fazer qualquer representação geométrica por meio de pares ordenados, equações e inequações.
Álgebra Linear é uma parte da Álgebra que, por sua vez, é um ramo da Matemática na qual são estudados matrizes, espaços vetoriais e transformações lineares. Todos esses itens servem para um estudo detalhado de sistemas lineares de equações. É um fato histórico que a invenção da Álgebra Linear tenha origem nos estudos de sistemas lineares de equações. Não obstante o fato de a Álgebra Linear ser um campo abstrato da Matemática, ela tem um grande número de aplicações dentro e fora da Matemática.
Tanto na Álgebra Linear como a Geometria Analítica aplicam-se em várias áreas, em especial às Engenharias.
2-
Para o engenheiro, o conhecimento das grandezas vetoriais é primordial. Os vetores integram praticamente todos os assuntos voltados para a engenharia civil. Guindastes, pontes, elevadores, automóveis, dimensionamento de vigas e treliças, onde estão envolvidos conceitos de força e carregamentos, reações de apoio. São muito requisitados.
Servem de auxílio para calcular o diâmetro de uma barra de ferro ou uma viga que estará sujeita a uma força, ou mesmo em uma coluna é preciso calcular a tração que essa irá receber para o suporte de um prédio por exemplo.
Para o cálculo da tração de uma treliça, coluna, vigas, cabos entre outros é preciso saber o valor da força aplicada, ou seja, é necessário saber o valor desse vetor, para assim poder criar formas de sustentação para determinada construção.
Para o cálculo de tensão na superfície do corpo, tomando nx, ny e nz como as componentes do vetor