Geologo
Analise as afirmativas abaixo acerca da ecologia urbana, e responda: I - Embora já seja registrada uma gama de problemas ambientais em áreas urbanas, ainda não se configura no Brasil como uma preocupação relevante, haja vista que a grande maioria da população brasileira ainda vive nas zonas rurais. II - Atualmente, o principal desafio para tornar as cidades mais sustentáveis é reduzir a necessidade da entrada de produtos vindos de fora, já que a eficiente reciclagem dos residuos orgânicos e inorgânicos eliminou os problemas por estes acarretados. III - Nas áreas urbanas, devido, em parte, à eliminação de várias espécies nativas, é comum a ocorrência abundante de espécies que se proliferam com rapidez e podem causar problemasde saúde, tais como ratos e mosquitos. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Alternativas
1 - I apenas.
2 - II apenas.
3 - III apenas.
4 - I e III.
5 - I, II e III.
Sua resposta
3 - III apenas.
Resposta gabarito
III apenas.
Comentário do gabarito
C - A afirmativa III está correta, pois, a abundância de ratos e mosquitos pode ser explicada, em parte, pela ausencia e ou escassez de predadores naturais nos ambientes urbanos (por ex. Felinos/ cobras e sapos, respectivamente), os quais representam perigo à saúde publica, podendo transmitir doenças como a peste bubônica e toxoplasmose, e, dengue e malária (respectivamente).
A afimartiva I está incorreta, pois a população urbana no Brasil já supera a população rural, e ainda são imensos os problemas ambientais enfretados na maioria das médias e grandes cidades.
A afimartiva II está incorreta, pois ainda estamos longe de atingir uma eficiente reciclagem do lixo (tanto orgânico quanto inorgânico), sendo um dos principais problemas a serem sanados pelos centros urbanos.
Questão 2: Nota: Excelente
Na década de 70, peixes e focas apareceram mortos, numa grande extensão do litoral sul brasileiro, sendo que alguns moradores também foram