Geologia
DIAGNOSTICO INTEGRADO
Este trabalho tem como objetivo principal fazer um diagnostico integrado da Bacia Amazônica – Afluentes da Margem direita-MDA, examinando suas potencialidades, fragilidades, ameaças e oportunidades relacionadas ao processo de ocupação e transformação nas condições dos recursos hídricos e sua gestão, mostrando de um lado as causas do comportamento humano em relação à Amazônia justificada pela mentalidade colonialista deixada como herança aos novos habitantes levando em conta a capacidade que o homem tem de transformar o cenário ao seu redor com ferramentas oferecidas pelo progresso tecnológico, que muitas vezes é utilizado de forma irracional.
Por que foi realizada a pesquisa?
No intuito de mostrar como os impactos de ordem ambiental afetam os recursos hídricos tendo de um lado o progresso desenfreado e de outro a necessidade de preservação ambiental, evidenciando a responsabilidade do poder publico para sua implementação no que se refere a: demarcação, administração, fiscalização.
Qual a importância?
Conscientizar quanto à necessidade de preservar readaptando o homem ao meio ambiente através de ações severas em áreas com maior atratividade, e em aspecto geral implementando a UPH em nível governamental.
Onde foi realizada?
Embora tenha sido realizada na Bacia Amazônica, ela se estende onde a degradação se apresenta de forma significativa nas bacias da MDA.
Os objetivos do trabalho:
Mostrar as potencialidades da Bacia Amazônica – Afluentes da Margem Direita;
Propor Direcionamentos para a Conservação nas Bacias e Interbacias;
Mostrar as Fragilidades e os Fatores de Pressão nas Bacias e Interbacias;
Retratar o Rebatimento dos fatores de Conservação e de degradação sobre as bacias;
Apresentar os Grandes desafios ambientais da região, as oportunidades, as ameaças e suas ressonâncias sobre os recursos hídricos e sua gestão;
Avaliar e diagnosticar as bacias e UPH’s da