geologia
Vila Viçosa, outrora denominada Vale Viçoso, assenta numa extensa superfície ondulada, erguendo-se no seio de uma peneplanície.
Estabelece-se no flanco NE do anticlinal de Estremoz. Elevação de aproximadamente
400m, associada à tectónica regional, com orientação NW – SE.
O dito anticlinal dispõe-se subparalelamente a uma estrutura de semelhante geometria, que constitui o relevo mais importante da região (650m), a Serra d’Ossa.
O concelho compreende ainda as serras de Borba e Vigária. É atravessado pela Ribeira d'Asseca, um afluente do Guadiana.
Anticlinal de Estremoz
Geologia:
Geologicamente, o concelho de Vila Viçosa situa-se numa estrutura denominada
Anticlinal de Estremoz. Esta estrutura corresponde à maior e mais importante jazida de mármores continental, sendo a nossa região aquela que em Portugal apresenta uma maior intensidade de exploração mineira. Por esta razão, Portugal está entre os dez maiores produtores de rochas ornamentais.
O Anticlinal de Estremoz é uma estrutura que se formou por actuação de forças tectónicas, ou seja, as camadas rochosas foram submetidas a pressões muito elevadas, dobrando-se e fracturando-se. O tipo de estrutura resultante depende das propriedades físicas das rochas e do meio em que se produzem as deformações.
Figura 1: Num anticlinal, as forças tectónicas geram uma deformação do material geológico, formando uma estrutura fechada com forma circular a ovalada com camadas, mergulhando a partir de uma zona central, divergentemente em todos os sentidos, à semelhança de uma abóboda.
Há dobras desde a escala microscópica até às dezenas e centenas de Kilómetros. Uma dobra raras vezes se encontra isolada, e quase todas elas contribuem para a constituição de um Sistema de Dobras. O Anticlinal de Estremoz é exemplo disso, em que o próprio constitui uma macroestrutura dobrada (40 Km de comprimento e 7 Km de largura máxima), dispondo-se subparalelamente a uma estrutura de semelhante