Geologia e morfologia do relevo brasileiro
* RELEVO – formas da superfície terrestre - é classificado em 4 categorias de acordo com a sua origem ou formação
1. Planalto: superfície elevada mais ou menos nivelada ( + 300 metros)
2. Planície: área geográfica com pouco variação de altitude.
3. Montanha: é um acidente geográfico caracterizado por elevada altitude com o cume estreito. Sequência de montanhas = cordilheira.
4. Depressão: é uma forma de relevo que apresenta altitudes mais baixas do que as áreas ao seu redor, geralmente aprsentam superfícies planas.
As diferentes formas de relevo resultam da acão de agentes internos e agentes externos sobre determinada estrutura geológica em determinado tempo geológico.
*TEMPO GEOLÓGICO:
Eras
4,5bi Pré-Cambriana
650mi Paleozóica
250mi Mesozóica Períodos
65mi Cenozóica --- 65mi Terciário 1mi Quartenário
1. Agentes Externos: água (rios, chuvas, mares, neve), calor, vento e seres vivos. 2. Agentes Internos (forças endógenas): tectonismo, vulcanismo e sísmos.
*ESTRUTURA GEOLÓGICA – tipo de rocha + disposição de camadas
1. Escudo Cristalino: áreas antigas com rochas ígneas ou magmáticas formadas na era Pré-Cambriana. Nesse domínio verifica-se a ocorrência de rochas como o granito e o gnaisse, e jazidas minerais metálicas (Serra dos Carajás – PA; Quadrilátero Ferrífero – MG).
2. Bacias Sedimetares: formação recente com ocorrência de rochas como arenito e cascalho, e de jazidas de combustíveis fósseis (carboníferas – Sul; petrolíferas – litoral RJ).
*Características do Relevo Brasileiro
1. Predominam os planaltos de baixa altitude (até 1200m) e as planícies. 2. Não possui grandes altitudes. Isso pode ser explicado pela antiguidade de seus terrenos (maioria Era Pré-Cambriana) que sofrem erosão há milhões de anos. 3. Planaltos, planícies e depressões são as principais formar de relevo brasileiro. O Brasil