Geografia
Nome: Aline Furtado Rodrigues
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos
Questão 1
- Os Aspectos que compõem o conceito contemporâneo de Educação de Jovens e Adultos: EJA como direito, como educação continuada ao Longo da Vida e como espaço de Diversidade.
- Na parte final do trabalho indicar o que mudou (caso isso tenha ocorrido) na concepção de EJA que você tinha ao iniciar este curso e a que te agora.
Ao se falar sobre educação de jovens adultos, logo pensamos sobre indivíduos que não tiveram a oportunidade de freqüentar a escola na infância e juventude, e que estão em busca de conhecimento, frente às necessidades cobradas pelo mundo. Antigamente, era normal, abordar que esses indivíduos não estavam na "idade apropriada", porém na contemporaneidade, psicólogos demonstraram que os indivíduos são capazes de seguir aprendendo em qualquer idade. Não há mais sustentação a idéia de "correspondências rígidas entre as etapas do ciclo vital", como aborda Di Pierrô (2005), em que na infância e juventude devemos freqüentar a escola , quando adultos aplicar e produzir os conhecimentos no trabalho e , quando idosos a idade de repouso. Nos dias de hoje é necessário à atualização permanente mesmo dos adultos e idosos, ou seja, deve-se acompanhar as tecnologias e buscar a informação sobre os mais diversos assuntos. Uma das características da Educação de Jovens e Adultos é demonstrar essa continuidade e a importância dessa atualização aos alunos (EJA como educação continuada ao longo da vida). Outro aspecto que compõem o conceito contemporâneo da EJA se refere ao que foi discutido primeiramente em 1985, quando ocorreu a afirmação do direito público subjetivo dos cidadãos a educação básica e ao ensino fundamental público e gratuito, e a responsabilidade do poder público para com a Educação de Jovens e Adultos, que se firmará com a Constituição de 1988. Ou seja, surge à concepção de EJA como direito de todos os