Geografia
A floresta tropical é um tipo de ecossistema que ocorre aproximadamente dentro das latitudes de 28 graus ao norte ou ao sul do equador (na zona equatorial entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio). Este ecossistema experimenta altas temperaturas médias e uma quantidade significativa de chuva. As florestas tropicais podem ser encontradas na Ásia, Austrália, África, América do Sul, América Central, México e em muitas ilhas do Pacífico, Caribe e Oceano Índico. Dentro da classificação de biomas da World Wildlife Fund, as florestas tropicais são consideradas como um tipo de floresta tropical húmida (ou floresta ombrófila tropical húmida) e também pode ser referida como várzea florestal equatorial perene. A floresta tropical é encontrada nos trópicos, a região em que o Sol fica a pino duas vezes por ano, no solstício de verão.
1
Definição
As florestas tropicais podem ser caracterizadas em duas palavras: quente e húmida. A temperatura média mensal superior a 18 °C durante todos os meses do ano. A precipitação média anual é de pelo menos 168cm e pode ultrapassar 1000 centímetro apesar de que normalmente situa-se entre 175cm e 200cm.
As florestas tropicais apresentam altos níveis de biodiversidade. Cerca de 40% a 75% de todas as espécies bióticas são espécies nativas das florestas tropicais. As florestas tropicais são o lar de metade de todas as espécies de animais e plantas que vivem no planeta. Dois terços de todas as plantas floridas podem ser encontrados nas florestas tropicais. Um único hectare de floresta pode conter 42 mil espécies diferentes de insectos, até 807 árvores de 313 espécies e 1.500 espécies de plantas superiores. As florestas tropicais têm sido chamado de "a maior farmácia do mundo", porque mais de um quarto dos medicamento naturais foram descobertos dentro delas.
2
Características
Uma das principais características da floresta tropical é a biodiversidade vegetal e animal. Em torno de 60% de