Geografia
Demografia é a ciência que estuda a dinâmica populacional humana por meio de estatísticas que utilizam como critérios e religião, educação, etnia e outros critérios que são influenciados por fatores como taxa de natalidade, fecundidade e migrações.
Um dos ramos das ciências sociais, a demografia é bastante recente se comparada com outros ramos como a economia.
Taxa de natalidade é a percentagem de nascimentos ocorridos em uma população, em determinado período de tempo, normalmente 1 ano.
A taxa de natalidade de uma população reúne informações que permitem estabelecer um panorama nacional da quantidade de nascimentos que foram registrados durante certo tempo.
Nas mesmas condições, a taxa de mortalidade reúne a quantidade de óbitos ocorridos em uma determinada população durante certo período. O excesso de nascimentos sobre os óbitos exprime o crescimento populacional ou vegetativo da população, ou seja, é um crescimento positivo.
Crescimento vegetativo ou natural é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de um determinado local ou país geralmente expressa em porcentagem. Quando o número de nascimentos é menor do que o de mortes, a população apresenta um crescimento negativo. Podendo ainda esse crescimento ser nulo, quando o número de nascimentos é igual ao de mortes.
População absoluta é o número total de habitantes de um lugar (país, cidade etc.). Quando um determinado lugar possui um grande número de habitantes, dizemos que é populoso ou de grande população absoluta; e quando possui um pequeno número de habitantes, dizemos que é não populoso ou de pequena população absoluta.
População relativa é também chamada de densidade demográfica, e algumas pessoas confundem população absoluta com densidade demográfica. Densidade demográfica é a média de habitantes por km2, para obtê-la basta dividir a população absoluta pela área. Quando um lugar possui elevada densidade demográfica dizemos que é densamente povoado; e quando possui baixa