Geografia
Disciplina de Geografia
Profª: Beth
Turma: 301º Turno: Matutino
Alunos:
Flávio Silva - Anyelo – Ederlan – Rodrigo – John Cleitn - Manoel
CONSUMO DE ENRGIA NO BRASIL
Boa Vista – RR
2014
Consumo de energia no Brasil
Os setores em que o consumo de energia está mais afetado ainda são os eletros intensivos, em especial, o metalúrgico, o químico e o automobilístico. Mas, a fraca atividade industrial já está refletida no consumo de energia dos demais segmentos da indústria.
O consumido de energia no terceiro trimestre de 2014 no Brasil somou 115.090 GWh 0,2% acima do registrado em igual período do ano passado Apenas em setembro, foram consumidos 38.798 GWh, alta de 0,7% em relação ao mesmo mês de 2013
De acordo com a EPE esses resultados, que mostram estabilidade no consumo de eletricidade no país, devem-se à desaceleração da produção na indústria nacional. Entre julho e setembro, o setor industrial utilizou 5,4% menos energia do que no mesmo período do ano passado. Se considerado apenas setembro, a retração no consumo pela indústria foi de 4,7%.
“Os setores em que o consumo de energia está mais afetado ainda são os eletro intensivos, em especial, o metalúrgico, o químico e o automobilístico. Mas, a fraca atividade industrial já está refletida no consumo de energia dos demais segmentos da indústria”, diz relatório da EPE.
Consumo de energia elétrica aumentou 3,6% no ano passado
O consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 3,6% no ano passado. O aumento foi puxado sobretudo pelo setor comercial, que cresceu 6,3%, e pelo setor residencial (+4,6%). O consumo na indústria teve crescimento mais modesto: 2,3%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
Do lado dos clientes residenciais, o aumento deve-se à maior quantidade de aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos mais usados nas casas dos brasileiros desde 2005. De