MICROBIOLOGIA UFRPE
Curso: Gastronomia e Segurança Alimentação.
Disciplina: Microbiologia – Professora: Neide Shinohara
Aluna: Liliane Maria da S. Magalhães.
A microbiologia é uma ciência que estuda os microrganismos, que geralmente são seres vivos muito pequenos (bactérias, fungos, algas microscópicas e protozoárias), vistos apenas com auxílio de microscópios. A microbiologia de alimentos está de um modo geral relacionado a três aspectos fundamentais: a preservação dos alimentos pelo emprego de microrganismos; detecção e prevenção de intoxicações e infecções produzidas pela ação de microrganismos em alimentos e o controle da transmissão de doenças através dos mesmos. Os microrganismos causam alterações benéficas em um alimento quando eles modificam as características originais do alimento e transforma em um novo alimento. Esta interação microrganismo-alimento é conhecida pelo homem há muito tempo. A este grupo pertencem aqueles micro-organismos que são intencionalmente adicionados aos alimentos para que determinadas reações químicas sejam realizadas. Neste grupo estão todos os micro-organismos utilizados na fabricação de alimentos fermentados, como por exemplo: queijos, vinhos, cervejas e pães.
Leeuwenhoek descobriu o microscópio por meio de experimentos e a curiosidade em observar água de rios, fezes e salivas através de lentes de aumento.
John Needham- experiência em que cozinhou carne para destruir organismos preexistentes.
Lazaro Spallanzan - ferveu caldo de carne em um frasco por uma hora e então o vedou. Não apareceu nenhum microrganismo, descobriu, pois não tinha ar que é essência à vida.
Louis Pasteur fez uma série de experimentos em que utilizou frascos com colo longo e curvado, semelhante ao pescoço de cisnes, que continham caldo nutritivo e aquecido. O ar passava livremente através dos frascos abertos, mas nenhum microrganismo surgiu.
A microbiologia dos alimentos estuda a influência dos microrganismos nas características