Geografia
Capítulo 1
O ser humano sempre precisou de referências para se orientar. A rosa dos ventos possibilita encontrar qualquer ponto na linha do horizonte (360°). Ela indica os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) e colaterais (Noroeste, Nordeste, Sudeste e Sudoeste).
Orientação: Orientar (busca pelo nascer do sol – leste), dependendo da posição latitudinal, o sol não estará exatamente a leste.
Coordenadas Geográficas: rede de linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto em sua superfície. Essas linhas determinam a latitude e a longitude que em conjunto formam as coordenadas geográficas. (medidas em graus).
Latitude: O equador corresponde ao círculo máximo da esfera. Podemos traçar vários círculos paralelos ao equador (referência). De 0° a 90° Norte ou Sul.
Longitude: linhas que cruzam os paralelos perpendicularmente lingando um polo ao outro. São formados de semicircunferência chamadas de meridianos. De 0° a 180° Leste ou Oeste. Greenwich é o meridiano 0° e o antimeridiano (linha da data) 180°. Divide o mundo em oriental a leste e ocidental a oeste.
A esfericidade da terra é responsável pela existência das diferentes zonas climáticas. Porque os raios atingem a terra com diferentes intensidades. O eixo inclinado da terra em relação a órbita ao redor do Sol “provoca” as estações do ano.
De 21 a 22 de dezembro o Hemisfério Sul recebe os raios solares perpendiculares ao Trópico de Capricórnio – Solstício de Verão (Hemisfério Sul) e Solstício de Inverno (Hemisfério Norte).
Dia 20 ou 21 de junho, o Trópico de Câncer recebe os raios perpendicularmente – Solstício de Inverno (Hemisfério Sul) e Solstício de Verão (Hemisfério Norte).
Em 20 ou 21 de março os raios incidem perpendicularmente ao Equador, dando origem aos equinócios – Outono (Hemisfério Sul) e Primavera (Hemisfério Norte). E em 22 ou 23 de setembro, isso se repete, ocorrendo novamente um equinócio – Primavera (Hemisfério Sul) e Outono (Hemisfério Norte).
[Nas zonas temperadas e