geografia
A questão ambiental ocupa hoje um importante espaço político. Tornou-se também um movimento social, a qual expressa às problemáticas relacionadas à qualidade de vida do ser humano, exigindo a participação consciente de todos os indivíduos.
No mundo desenvolvido de hoje, não é raro a falta de preocupação com a exploração indiscriminada dos recursos naturais renováveis, ocorrendo frequentemente à socialização do prejuízo ambiental e a monopolização do lucro da exploração, onerando os contribuintes, consumidores e membros da coletividade. A importância da questão ambiental em um plano de governo. admmarcilio.blogspot.com
Modelo consumista Durante a Idade Média, conheceu-se a era denominada Período Feudal, em que não existia a comercialização, as “relações comerciais” existentes eram à base de trocas de produtos, com a finalidade de subsistência familiar. As questões trabalhistas não permitiam ao servo (camponês) ser o detentor da terra onde trabalhava, era um trabalho de submissão ao senhor feudal (detentor do capital e das terras). Ao contrário, a era da Revolução Industrial baseava-se na produção voltada à comercialização, em que o trabalhador vendia sua força de trabalho e o industrial era o dono dos meios de produção. Nessa época e nos séculos subseqüentes, a
Humanidade progrediu tanto em termos tecnológicos que incutiu a idéia de que a natureza seria, apenas, fonte de matéria-prima e energias, um receptáculo dos dejetos produzidos por suas indústrias.
www.materiainc.ognita.com.br
Através de suas improváveis alegorias de esqueletos fósseis sobre placas eletrônicas de computadores, o artista deixa claro que, em nosso modelo de sociedade consumista, “o desperdício é apenas falta de imaginação”.
Modelo sustentável e conferenciais internacionais de meio ambiente
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Cnumad), realizada em junho de 1992 no Rio