INTRODU O INFORM TICA
CONCEITOS INICIAIS
Existe muita informação ao nosso redor. Apenas para termos uma ideia: um jornal de domingo, com todos os seus cadernos e classificados contém mais informação do que aquilo que estaria disponível a um aldeão do século XIX durante toda a sua vida. Com tanta informação à nossa disposição é necessário que tenhamos meios de armazenar, classificar, modificar e pesquisar aquilo que nos é oferecido.
Desde o início dos tempos, o homem busca meios de fazer isso. Falando sobre informações manipuláveis por meio da matemática e da lógica, o homem desenvolveu várias ciências; a Ciência da Computação é a que reúne os métodos mais eficazes para trabalharmos com grande quantidade de dados, sejam eles simples ou complexos. Os resultados de tais manipulações são as informações propriamente ditas.
Mas, não devemos confundir Ciência da Computação com Informática. A Informática veio à existência em função da Ciência da Computação. O termo Informática é o resultado da junção dos termos Informação e Automática. À medida que a Ciência da Computação passou a produzir resultados maiores e mais complexos surgiu a necessidade natural de algo que viesse a ajudar no processo, tanto para o armazenamento como para a organização e produção de mais resultados. Entra em cena a Informática.
Informação é diferente de dado. Podemos definir dado como sendo uma informação não processada, em estado bruto, isolada. Informação é um conjunto de dados devidamente processados e que têm algum significado. A Informática também é chamada, por esse motivo, de Processamento de Dados.
A seguir veja o esquema básico de processamento usado na Informática:
HARDWARE E SOFTWARE
O computador (seja ele de grande, médio, pequeno porte ou portátil) é um equipamento que pode ser dividido em duas partes fundamentais: Hardware e Software. Por sua vez, essas partes também recebem suas subdivisões; as nomenclaturas usadas podem variar em alguns pontos, mas as que usaremos a seguir são