geografia
Muitas pessoas imaginam de forma errada o que a Geografia estuda, pois acreditam que ela preocupa-se em enumerar informações sobre a localização dos países, capitais e bandeiras. Na verdade, essa ciência preocupa-se não com informações estáticas, mas com as dinâmicas que envolvem a produção e transformação do espaço.
Antigamente, a Geografia era conceituada de diferentes formas, sendo entendida como a ciência que estuda as diferenças regionais, as posições e os gêneros de vida. Ela já foi vista até mesmo como a área do saber responsável pela diferenciação de áreas. Mas em todas essas concepções antigas, nenhuma delas envolvia a enumeração de informações sobre os lugares, mas sobretudo a reflexão e análise das características concernentes ao espaço.
A Geografia costuma ser dividida, ou melhor, classificada, em Geral e Regional. Os estudos regionais analisam a integração entre os elementos humanos e físicos do espaço, pois sua escala de abrangência é menor. Já a Geografia Geral divide-se em Geografia Física e Humana, embora existam contestações a essa divisão, considerada como um prejuízo para os estudos geográficos.
Existem alguns conceitos que são importantes para a Geografia, sendo tratados como suas categorias de análise. Esses termos são: paisagem, território, lugar, região, além do próprio espaço. Esses conceitos são importantes no sentido de guiar os estudos realizados pelos geógrafos para melhor compreenderem a