geografia
Podemos relacionar o filme com o memento histórico no qual nos encontramos, pois, atualmente, os cientistas, donos de grandes empresas entre outras pessoas influentes, estão se preocupando apenas com o avanço tecnológico e o lucro que poderão obter através dele, sem se incomodar com a destruição do meio ambiente que é necessário para que possam alcançar seus objetivos.
Com isso, o mundo está passando por graves mudanças prejudiciais aos seres vivos, por exemplo, o efeito estufa, que está sendo estudado para que possa ser amenizado. É perceptível que o homem está sofrendo com as consequências geradas por seus próprios atos, e apenas uma pequena parte da população está se comprometendo a modificar suas atitudes.
Outra atitude do ser humano que também é visível no filme é a atitude da preguiça, em que o homem tenta aprimorar sua tecnologia para que cada vez mais tenha conforto em sua vida.O tema sustentabilidade é considerado um tema muito atual. Foi só a algumas décadas que nós passamos a considerar nosso impacto no meio ambiente, e a nos preocuparmos com suas consequências. Um dos principais fatores que causaram isso foi a descoberta de um buraco na camada de ozônio, em meados da década de 70. Sendo assim, esse tipo de consciência é, realmente, bastante recente. No entanto, a palavra sustentabilidade possui alguns sentidos afastados da sua conotação ambiental. No dicionário, o significado de sustentabilidade consta como uma forma do ser humano se desenvolver sem prejudicar o meio ambiente, a sociedade e à seu próximo. Pensando mais além, é possível buscar uma relação mais sustentável com qualquer coisa – a sociedade, a vida ou nós mesmos. E esse tema – a sustentabilidade nas relações – tem sido um dos principais assuntos da literatura, mesmo antes de nos preocuparmos com a poluição.
Lucas