Geografia
O mapa hoje permite ter uma visão em escalas impossiveis para olhos descobertos, sem mover-se no espaço geografico. Embora a palavra mapa seja usada indiscriminadamente como um sinonimo para as palavras como; carta e planta, sendo que cada uma dessas palavras tem a sua própria particularidade. Mapa: Representação reduzida de aspectos fisicos e naturais de terreno, país ou da superficie terrestre, numa folha de papel ou mesmo em midias digitais. Carta: Representação de aspectos tantos fisicos, naturais ou tambem artificiais, que permitem uma avaliação precisa de distancias, direções e localizações geograficas. Planta: Representação geralmente em grandes escalas, de áreas particularmente pequenas, e que se pode desconsiderar a curvatura da Terra.
Um mapa é concebido a partir de dois elementos: a localização e os atributos. A localização são dadas por por suas posições ou coordenadas; atributos são qualidades e magnitudes compreendidas por varias variaveis temáticas. Como todo mapa cartografico geralmente são representações reduzidas do mundo real, a relação grafica e dimensional chama-se escala, que indica as proporções de um plano e mostras a quantidade de redução do mundo real.
Projetar cartograficamente a superficie terrestre não é algo simples, há um grande problema geometrico, devido a forma esferica do nosso planeta, tipos assim de superficies não permitem representações em um plano sem dobras ou rasgaduras. Sendo assim, nenhum mapa será semelhante à figura que se deseja representar.