geografia
Nicolau Copérnico, famoso astrónomo e matemático polaco que viveu entre os séculos XV e XVI. Seu nome está ligado à defesa do heliocentrismo, a teoria que afirma que o Sol é o centro do Sistema Solar, opondo-se assim ao geocentrismo, a teoria aceite na época, e que afirma que a Terra é que está no centro. É bastante significativo o contributo deste astrónomo para o desenvolvimento da astronomia. Vamos conhecer um pouco sobre a vida e obra de Nicolau Copérnico, nesta biografia resumida.
Nicolau Copérnico nasceu em Torun, na Polónia, em 19 de Fevereiro de 1473. Perdeu o pai quando tinha apenas 10 anos de idade, ficando a partir daí à guarda de um tio. Aos 18 anos, depois de ter estudado em escola religiosa, Copérnico matriculou-se na Universidade de Cracóvia. Aos 24 anos de idade foi para Itália, para a Universidade de Bolonha como estudante de Direito Canónico.
Em 9 de Março de 1497, em Bolonha, Nicolau Copérnico realizou sua primeira observação que consistia na ocultação (eclipse) da estrela Aldebaran.
Em 1500 foi convidado a ensinar matemática e astronomia na Universidade La Sapienza, em Roma.
Continuando seus estudos, ele cursou também medicina, em Pádua, sendo conhecido como médico por seus contemporâneos.
Em 1503 recebeu o doutorado em Direito Canónico.
Copérnico tornou-se cónego da Catedral de Frauenburg. Nesta cidade Copérnico constrói seu observatório astronómico.
Dada a sua fama como astrónomo, em 1514 foi convidado pelo V Concilio de Latrão para contribuir para a reforma do calendário, convite esse que acabaria por ser recusado.
Sistema Heliocêntrico de Copérnico
Entretanto, Copérnico escreveu a sua obra de nome “Commentariolus“, onde já consta a sua ideia sobre o heliocentrismo.
Porém, a obra principal de Nicolau Copérnico, “De revolutionibus orbium coelestium” (em latim) que significa “Das revoluções das esferas celestes“, foi