Geografia
Divisão do trabalho
Nas sociedades capitalistas, a busca de maior produtividade e acumulação de capital, estimulou avanços tecnológicos e levou a maior especialização dos trabalhadores, em decorrência da divisão do trabalho em etapas e entre várias pessoas.
Cada trabalhador realiza uma tarefa específica no processo de produção, dominando apenas uma etapa na fabricação. Já os artesãos dominam todas as etapas de fabricação, desde a produção até a venda.
Povos, Nações e Estados
Quando um povo habita determinado território e constitui uma sociedade politicamente organizada, com leis e governo próprios, ele forma uma nação.
Quando uma nação soberana, isto é, independente é reconhecida internacionalmente por outras nações, ela é reconhecida como estado.
Um mundo fragmentado, porém globalizado
Com o declínio do socialismo e a formação do mundo multipolar, muitos países, antes socialistas, passaram a adotar a economia de mercado, o que contribuiu para a expansão do capitalismo. A partir da chamada globalização, caracterizada, principalmente pela integração econômica e comercial cada vez mais intensa entre vários países.
O processo de globalização e a consequente integração mais efetiva entre os espaços mundiais decorrem, basicamente, de duas condições fundamentais:
A grande revolução tecnológica;
O aumento crescente do comércio internacional.
A globalização econômica
A expansão do capitalismo resultou no crescimento do comércio internacional, que intensificou a relação entre os países.
A origem dessas mudanças reside na expansão das multinacionais, ou transnacionais, como também são chamadas as empresas que desenvolvem atividades em vários países. Dessa forma visando custos mais baixos de produção instalaram-se, especialmente, em países menos industrializados e menos desenvolvidos economicamente.
Esses países apresentam várias vantagens que permitem o aumento do lucro das multinacionais, como mão de obra barata, matérias primas e recursos