filosofia
A comunicação está presente em qualquer tipo de relação entre indivíduos, organizações e também entre países. Nas organizações toma proporções ainda maiores, pois coordena ações e emoções que permite a existência da organização.
Este trabalho tem por objetivo ressaltar a importância da comunicação dentro e fora das organizações. A falha no processo comunicativo, além de causar perdas financeiras, pode ocasionar insatisfação de funcionários, clientes e investidores.
Mostra também, o passo a passo do processo de comunicação da petroquímica BRASKEM e da CPFL energia.
Por final, se destaca a preocupação com o alinhamento entre discurso e prática empresarial e a importância da coerência e transparência entre ambos.
2 DESENVOLVIMENTO
Segundo Ferreira (1999) comunicação é o ato ou efeito de comunicar, de emitir, transmitir e receber mensagens por meio da linguagem escrita ou falada.
A comunicação está presente em qualquer tipo de relação, entre indivíduos, organizações e também entre países. Nas organizações toma proporções ainda maiores, pois coordena ações e emoções que permite a existência da organização.
Para Chiavenato (1988) a comunicação é uma atividade administrativa que possui dois objetivos principais, que são: os de proporcionar informação e compreensão necessárias para que os indivíduos possam se conduzir nas suas tarefas; e proporcionar as atitudes necessárias que promovam motivação e satisfação nos cargos. tema em datas comemorativas como o dia da água e o dia do meio ambiente.
Na CPFL, que participa de investimentos em distribuição, geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, também se percebe a preocupação com uma boa comunicação, os relatos vão das mensagens do presidente do grupo nos comunicados ao mercado, a informações oferecidas nas contas de luz. Dentre essas, a conta de luz é um dos pontos mais fortes de contato com os clientes, o que faz com que a equipe de