Geografia
LESANN, Janine
A Geografia no ensino fundamental: o papel da cartografia e das novas linguagens
O objetivo do texto é trazer uma reflexão para o professor, de qual o papel da escola e refletir qual é o objetivo do Ensino Fundamental I
Mostrar que o mapa deve fazer parte do cotidiano escolar e não apenas serem incluídos nos dias específicos da Geografia, pois precisam ter noção de espaço e aprender a fazer a leitura de um mapa.
Os conceitos são cartografia, ensino fundamental, didática, internet, formação de professores
O autor traz no texto assuntos muito interessantes, começando pela fase de questionamentos que o brasileiro está passando sobre sua essência ante as novas linguagens trazidas pela informática. As informações chegam do outro lado do mundo em questão de minutos, e é claro que os alunos de hoje estão sempre por dentro de todas as informações e é ai que entra o educador. É imprescindível que o educador esteja sempre questionando seu papel na escola, e faça a mediação dessas informações que chegam até seu aluno e as transforme em conhecimento.
O autor propõem uma reflexão sobre o objetivo do Ensino Fundamental I, e diz que essa discussão deve ser o ponto de partida do processo de escolha dos tópicos de um programa curricular para uma escola. A escolha do material didático deve ser feita após essa reflexão, para que o professor saiba o que será realizado e quais é o objetivo daquela atividade.
O professor deve estar em formação continuada e sempre se atualizando, para acompanhar seus alunos e conseguir lidar com o mundo atual.
Para ter um bom desenvolvimento na apresentação da Cartografia é necessário desenvolver o raciocínio lógico, domínio de técnicas específicas da Cartografia e dependendo da situação, é preciso que o aluno tenha técnicas ligadas aos softwares não especializados.
Para que o ensino da Cartografia seja proveitoso para o aluno, é preciso que o professor construa o conhecimento junto